2.24.2009

Katis do Fei Hok Phai



DEFINIÇÃO DE KATI:
Kati é a sequência ordenada de movimentos de ataques e defesas. Os segredos do kung fu estão contidos nos katis. Com a sua prática nos exercitamos, nos fortalecemos e desenvolvemos o equilíbrio do corpo.Já o Tui-Tcha é kati de luta combinada, que tem por objetivo desenvolver o reflexo, a resistência e a noção de distância na luta.
O treinamento de formas ou rotinas, presente em todas as artes marciais, tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento da percepção espacial, do equilíbrio e dos reflexos, além de estimular também o aprimoramento do controle muscular e respiratório do praticante.Através da execução das rotinas objetivamos também o desenvolvimento de nossa "energia vital", conhecido entre os chineses como "chi", entre os japoneses como "ki", entre os indianos "prana", e ainda para os gregos da antiguidade clássica como "pnêuma".
Segundo o ponto de vista do pensamento oriental, o universo é um organismo vivo e dinâmico, constituído por uma energia cósmica primordial da qual derivam, por condensação e diferenciação, todas as coisas existentes.O organismo humano seria uma réplica (imagem e semelhança) do universo, e estaria portanto sujeito às mesmas leis que regeriam todas as formas de vida. O corpo humano não apenas "conteria" energia; desde este ponto de vista ele é energia manifestada como matéria sólida viva. Esta força cósmica, que os chineses chamam "chi", flui incessantemente por canais energéticos definidos através de todo o corpo humano, transmitindo a vida através das células e colocando o organismo em harmonia com o ambiente que o envolve.
Esta energia vital se renova através da assimilação de alimentos, da respiração e das vibrações que os sentidos captam. Daí a importância que devemos dar aquilo de que nos alimentamos, à maneira como respiramos e às coisas que ocupam o nosso pensamento. A força primordial de "chi", energia cósmica pura, é continuamente captada por determinados pontos distribuídos na pele. O funcionamento adequado do organismo humano estaria ligado à perfeita captação e ao fluxo da energia "chi" através do corpo."Chi" é uma unidade que se manifesta de forma polarizada (Yin/Yang); esses aspectos opostos e complementares, o negativo e o positivo. Yin é o princípio negativo que se manifesta pela expansão; Yang o positivo que se contrai. Todos os fenômenos ocorrem a partir da interação destas duas forças antagônicas e complementares. Eterna e contínua é a atração que Yin exerce sobre Yang e vice-versa, formando um infinito número de combinações que constituem a diversificação do universo.
No organismo humano a harmonia e o equilíbrio destas duas formas de energia gera saúde física e mental. Quando ocorre o desequilíbrio destas duas energias temos o desenvolvimento daquilo que chamamos doença. Excesso de energia ou deficiência de energia? Nenhum dos dois; excesso entope, deficiência esvazia. A energia vital fluindo é que faz a vida.Yin e Yang não são forças opostas e distintas, mas sim qualidades inseparáveis de um mesmo processo. Nada é Yin ou Yang ao mesmo tempo; quando um atinge sua expressão máxima, transforma-se no outro. Yin e Yang refletem as mutações contínuas do próprio universo e nos dão a chave para compreender uma realidade sempre relativa, cheia de novidades e surpresas e, entretanto, constante em seus ciclos temporais.Um "chi" harmonioso engloba todos os contrastes e este equilíbrio interno, completado pelo equilíbrio com o meio externo, gera uma vitalidade positiva que protege o corpo dos fatores negativos. As doenças resultam do conflito entre o "chi" e esses fatores.São basicamente três as origens do "chi". A primeira vem dos pais, no momento da concepção (vai sendo gasta aos poucos e não se renova). A segunda vem do alimento e a terceira vem do ar (estas são gastas o tempo todo e se renovam quando comemos e respiramos).
Daí a importância atribuída pelas técnicas terapêuticas orientais às qualidades dos alimentos que ingerimos e ao modo como respiramos. A suprema arte da manipulação de "chi", ou da energia vital, se chama "chi kun". Esta arte compreende todas as formas de exercícios respiratórios desenvolvidos pelos monges com o objetivo de equilibrar e harmonizar a mente.Por volta do fim do século IV d.C., a teoria dos cinco elementos (metal, madeira, água, fogo, terra) veio se juntar ao sistema do Yin e do Yang, que havia sido elaborado progressivamente desde o fim da Dinastia dos Zhou orientais (770-221 a.C.) até o começo dos Han anteriores (206 a.C. até 09 d.C.).Esta organização do universo a partir de cinco elementos é representada por uma estrela de cinco pontas, cada uma das quais recebe o nome do elemento natural que mais se identifica com aquela maneira de ser.· Água: para a energia que é fria, fluida, pesada, escura· Madeira: para a energia morna que brota, sobe, ocupa e determina espaços - o começo do movimento· Fogo: para a energia quente, leve, luminosa e exuberante que se espalha com facilidade· Terra: para a energia neutra sobre a qual tudo repousa, estabilizadora, receptiva· Metal: para a energia fresca e seca que desce, concentra, contrai. Os chineses expressam estes movimentos da seguinte forma: água se transforma em madeira - madeira se transforma em fogo - fogo se transforma em terra - terra se transforma em metal - metal se transforma em água. O movimento nasce, cresce, atinge o alto, desce, morre, renasce, tudo legitimamente Yin e Yang.
Madeira queima, produzindo fogo, de cujas cinzas se forma a terra, dentro dela se condensa o metal que expulsa de si a água, da qual brota madeira. Ou seja: madeira nutre fogo que gera terra que engendra metal que gera água que nutre madeira. Uma ponta da estrela dá energia para a outra, permitindo que a outra aconteça. Este é o ciclo da geração de energia.Mas, a água apaga o fogo, que funde o metal, que corta a madeira, que esgota a terra, que absorve água . . . Este é o ciclo de dominação da energia. Significa que madeira controla terra que controla água que controla fogo que controla metal que controla madeira.E também é possível que madeira ofenda metal, metal ofenda fogo, fogo ofenda água, água ofenda terra e terra ofenda madeira; assim como qualquer escravo pode se voltar contra seu senhor, e este é o ciclo perverso. As cinco pontas da estrela têm sempre uma relação dinâmica entre si, que não deixa nunca nenhuma de fora.
Nas artes marciais chinesas, uma aproximação destes cinco elementos pode ser feita com os estilos dos cinco animais (dragão - serpente - tigre - leopardo - garça). Senão vejamos:· Dragão: esta técnica é utilizada para desenvolver o shen, termo que geralmente é traduzido como "mente", "coração" ou "espírito". Talvez para a nossa compreensão os termos "percepção" ou "consciência" sejam palavras mais adequadas. Esta técnica utiliza movimentos lentos, suaves, como os de um dragão voador imaginário. São técnicas semelhantes as do Tai Chi Chuan, e que podem ser consideradas como as mais refinadas, mais elaboradas, e que de algum modo regulam todas as outras.· Serpente: esta técnica visa o desenvolvimento do "chi". Os movimentos são sinuosos, circulares, contínuos, como uma serpente que se enrosca ou se espiraliza. Embora suave e fluido, seus movimentos possuem uma reserva interna de energia que se mostram irresistíveis, maleavelmente fortes quando confrontadas. Esta técnica assemelhasse muito ao Pa Kua.· Tigre: são os ossos, a parte do corpo mais sólida e poderosa é desenvolvida com esta técnica. Movimentos rápidos ou lentos, freqüentemente com extrema tensão muscular dinâmica. As posturas são sólidas e firmes, os ataques ferozes, a sensação que nos toma é a de uma força implacável.
Alguns estilos de karatê são bastante semelhantes à esta técnica.· Leopardo: sua qualidade é a força aliada à agilidade muscular, lembrando-nos realmente um leopardo, que não possui o peso e solidez do tigre, mas possui a capacidade de saltar subitamente, de atacar e retirar-se rapidamente, de usar sua força muscular para gerar movimentos fortes e velozes.· Garça: esta técnica é responsável pelo desenvolvimento de uma postura e de um modo de se movimentar corretos, aumentando sobretudo a sensação de integração corporal. Os movimentos desta técnica envolvem a utilização do tronco ereto e equilibrado, muitas vezes apoiado em uma única perna, ficando a outra livre para desferir chutes rápidos e precisos. Além da utilização de bicadas rápidas e precisas com a ponta dos dedos unidos, e de bloqueios realizados com os braços ou com as pernas através de movimentos circulares.
O estilo Fei Hok Phai possui diversas rotinas, que podem ser praticadas com as mãos nuas ou com diversos tipos de armas tradicionais chinesas. Essas rotinas podem ser individuais (tui sêk) ou em duplas (tui tcha). Além das rotinas de kung fu, o estilo Fei Hok Phai também possui um sistema de Tai Chi Chuan com suas respectivas rotinas de treinamento.
A seguir apresentamos a relação completa das 56 rotinas de kung fu e tai chi chuan do estilo Fei Hok Phai, com seus nomes em cantônes e sua tradução para o português.

1) Lim Pou Chuan - movimento de passos e punhos

2) Sam Sin Tui-Tcha - luta das 3 estrelas

3) Tan Tui - movimento de chute de Tan

4) Hok Chuan - movimento da garça

5) Hok Tui-Tcha - luta combinada da garça

6) Lin Wan Kwan - bastão corrente

7) Lin Wan Kwan Tui-Tcha - luta combinada de bastão corrente

8) Pou Sam Chuan - punhos que partem montanha

9) Sapt Fuk Fu Chuan - dominando o tigre nas 4 direções

10) Fuk Fu Tou - facão que domina o tigre

11) Pun-Pin Lin Chuan - movimento da meia flor de lótus

12) Pun-Pin Lin Tui-Tcha - luta combinada da meia flor de lótus

13) Pao Hok Chuan - movimento da garça e do leopardo

14) Pao Hok Tui-Tcha - luta combinada da garça e do leopardo

15) Tan Tao Tchean - lança de uma ponta

16) Fu Hok Chuan - movimento do tigre e da garça

17) Fu Hok Tui-Tcha - luta combinada do tigre e da garça

18) Wu Tip Sean Tou - facão duplo borboleta

19) Sean Tou Tui-Tcha - luta de facão duplo contra lança

20) Lo Hap Chuan - movimento das seis formas

21) Sean Tao Tchen - lança de duas pontas

22) Sam Tin Kwan - bastão articulado de três sessões

23) Kao Wan Tou - facão de nove argolas

24) Kao Wan Tou Sam Tin Kwan - facão de nove argolas contra bastão articulado de três sessões

25) Hung Sao Tui Tan Tou - luta de mãos livres contra facão

26) Hung Sao Tui Tchean - luta de mãos livres contra lança

27) Sam Jan Tui-Tcha - luta combinada de três pessoas

28) Sei Jan Tui-Tcha - luta combinada de quatro pessoas

29) Sean Lung Kwan - bastão de dois dragões

30) Sean Pei Sao - punhal duplo

31) See Hok Chuan - movimento de serpente e garça

32) Hao Hok Chua - movimento do macaco e da garça

33) Choi Chuan - movimento do bêbado

34) Sii Mei Kwan Tan Tao Kwan - bastão longo rabo de rato

35) Tchen Ten Kim - espada libélula

36) Wu Tip Chiang Chuan - movimento da palma de borboleta

37) Hak Fu Tchao Chuan - movimento da garra de tigre negro

38) See Hok Tui Fu - luta simulada de serpente contra tigre

39) Tan Pin - chicote (corrente)

40) Gan Siu - movimento da flauta

41) Pa Kua Kwan - bastão de oito trigramas

42) Wu Tip Sean Kim - espada dupla de borboleta

43) Kwan Tou - facão de Kwan Kun

44) Kan Pu - prato de ouro

45) Tan Tou Tan Pai - facão com escudo

46) Tai Pa - garfo de três pontas

47) Gin Ga Tchean - lança de meia lua

48) Tan Tou Tan Pai Tui Tchean - luta de facão com escudo contra lança

49) Tai Chi Chuan - movimento do Tai Chi

50) Fei Hok Tai Chi - movimento do Tai Chi Fei Hok

51) Tai Chi Tui Sao - empurrar as mãos do Tai Chi

52) Tai Chi Ta Lu - grande deslocamento do Tai Chi

53) Tai Chi San Sao - dispersão das mãos do Tai Chi

54) Tai Chi Kim - espada do Tai Chi

55) Tai Chi Tou - facão do Tai Chi

56) Shee Gai - arte da dança do leãoO sistema de graduação do estilo Fei Hok Phai, vem passando por algumas transformações nos últimos anos. Basicamente a graduação em faixa preta (primeiro grau), pela Associação Fei Hok Phai de Kung Fu Wushu (Santo André/SP), está relacionada com o aprendizado dos 19 primeiros katis relacionados na lista acima, com uma média de 5 anos de treinamento.

A seguir apresentamos alguns desses katis e o significado dos seus movimentos.

1) Lim Pou Chuan - "movimento de passos e punhos": movimentos básicos, compilados por mestre Lope para o estilo Fei Hok Phai. É o primeiro kati praticado no estilo; nele são realizadas seqüências básicas de ataques e defesas, além da adaptação do praticante às posturas básicas necessárias ao aprendizado dos movimentos mais complexos que vem em seguida.

2) Sam Sin Tui-Tcha - "luta das 3 estrelas": luta simulada, compilada por mestre Lope, onde a aplicação da técnica caracteriza-se por três pontos de ataque, feitos com a parte posterior do punho, visando atingir a têmpora e a lateral da cintura do adversário (baço e fígado); neste kati são realizadas também rasteiras, torções, chutes e diversos outros tipos de ataques e defesas.

3) Tan Tui - "movimento de chute de Tan": estilo do norte da China e técnica de punho longo, compilado por mestre Lope para o estilo Fei Hok Phai; este kati é subdividido em doze partes ou seqüências, cada uma correspondendo a um kati. Tem como características principais os deslocamentos laterais, chutes baixos, elevações de pernas e saltos.

4) Hok Chuan - "movimento da garça": compilado a partir do Hung-ka e Choy-ka por mestre Lope; neste kati são realizados movimentos que representam a garça, e que devem ser realizados com rapidez, agilidade, precisão e harmonia; as técnicas de ataque devem ser executadas de forma alongada, como uma garça em ação.

5) Hok Tui-Tcha - "luta combinada da garça": origem no Hung-ka e Choy-ka; luta simulada onde dois praticantes, utilizando as técnicas da garça realizam técnicas de ataque e defesa, representando duas garças em luta.

6) Lin Wan Kwan - "bastão corrente": técnica original do Hung-ka; é uma arma longa de ação rápida e direta. Os ataques visam a cabeça, o tronco e os membros inferiores; sua prática fortalece os pulsos e o antebraço. O bastão é uma arma básica e rústica, sendo utilizada originalmente pelos lavradores chineses, que utilizavam um pedaço de madeira para o transporte de duas cestas de arroz e que, caso fossem atacados, deixavam as cestas escorregarem, transformando-o de instrumento de trabalho em arma simples porém bastante eficaz

.7) Lin Wan Kwan Tui-Tcha - "luta combinada de bastão corrente": origem no Hung-Ka. Aplicação das técnicas do bastão longo por dois praticantes, em um combate simulado

8) Pou Sam Chuan - "punhos que partem montanha": origem no Hung-ka, e que tem como característica os movimentos circulares dos braços e os ataques desferidos com o dorso do punho, com o antebraço e com o cotovelo, além de diversas técnicas de chutes. Exige uma base firme e bastante equilíbrio em sua execução. Os ataques devem ser realizados com bastante força e precisão de impacto. Suas principais características técnicas são a velocidade e a agressividade de seus movimentos.

9) Sapt Fuk Fu Chuan - "dominando o tigre nas 4 direções": técnica de Hung-ka original. Os movimentos deste kati também representam um tigre. Sua prática proporciona o desenvolvimento da energia interna do praticante através da realização de respirações profundas e vigorosas. Durante sua execução o praticante realiza um percurso em forma de cruz, caracterizando o número dez em chinês (+), advindo daí a denominação de "quatro direções".

10) Fuk Fu Tou / Tan Tou - "facão que domina o tigre": esta arma era utilizada tanto para a guerra como para a caça ao tigre. Os movimentos são forte e certeiros. Adquiri-se bastante força nos punhos, podendo ser praticado com ambos os braços. Seus movimentos são basicamente circulares, além de serem realizados com saltos. O facão tem um lado da lâmina com corte e que é usado para atacar, e outro sem corte, que é utilizado para a defesa; além disso pode-se utilizar a ponta para furar e o cabo para bater, e a lateral para defesa de pancadas.

11) Pun-Pin Lin Chuan - "movimento da meia flor de lótus": tem origem no Choy Li Fut, e esta técnica é composta por movimentos muito rápidos e fortes, exigindo do praticante muita coordenação motora. Os ataques e bloqueios são executados através de movimentos circulares e contínuos.

12) Pun-Pin Lin Tui-Tcha - "luta combinada da meia flor de lótus": Choy Li Fut; luta simulada com a utilização das técnicas da meia flor de lótus.

13) Pao Hok Chuan - "movimento da garça e do leopardo": Choy Li Fut; técnica onde são executados movimentos de garça e de leopardo, devendo o praticante mesclar as características complementares destes dois animais; movimentos suaves e rápidos da garça, com movimentos fortes, rápidos e certeiros do leopardo.

14) Pao Hok Tui-Tcha - "luta combinada da garça e do leopardo": Choy Li Fut, luta simulada onde um dos executantes utiliza as técnicas da garça e o outro as técnicas do leopardo.

15) Tan Tao Tchean - "lança de uma ponta": originário do Hung-ka; arma longa do norte da China, muito utilizada por guerreiros montados. Atualmente ela é mais curta, com o objetivo de ser utilizada no chão. O cabo é de madeira leve, mais ou menos da altura do praticante, e os seus movimentos são rápidos e certeiros. A ponta da lança é utilizada para espetar e as laterais para cortar, enquanto a franja geralmente vermelha é utilizada para distrair a atenção do adversário, fazendo com que ele não veja a ponta que ataca. O corpo de madeira da lança também pode ser utilizado como um bastão, não tão pesado como o bastão e, por esta razão, mais rápido.

16) Fu Hok Chuan - "movimento do tigre e da garça": originário do Hung-ka; é um kati muito antigo, com vigorosos movimentos que representam um tigre; sua característica principal é a série de exercícios respiratórios (chi kun) executados.

17) Fu Hok Tui-Tcha - "luta combinada do tigre e da garça": luta simulada entre duas pessoas na qual uma utiliza algumas técnicas de tigre e outra técnicas de garça.

18) Wu Tip Sean Tou - "facão duplo borboleta": arma tradicional do kung fu, de muita beleza plástica na execução de seus movimentos, além de possuir elevado grau de dificuldade técnica. Sua principal característica são os movimentos circulares realizados com ambos os facões, dando a impressão de asas em movimentos, tanto para a defesa como para o ataque.

19) Sean Tou Tui-Tcha - "luta de facão duplo contra lança": nesta luta simulada dois adversários confrontam as técnicas tradicionais de uma arma longa com uma arma média.

Um comentário:

  1. Blog Lindoo Otimo, Uma Excelente Fonte de Pesquisa Para Quem Quer Aprender Mais Sobre o Kung-Fu e Suas Riquezas'

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